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Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva lança coletânea destinada ao ensino de ciências e matemática



O Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva da Unisul lançou em novembro a coletânea “Linguagem e Ensino de Ciências e Matemática: Perspectivas de Interfaces” pela Real Conhecer de Minas Gerais. O livro, organizado por Fábio José Rauen, Marleide Coan Cardoso, Bazilicio Manoel de Andrade Filho e Lizandra Botton Marion Morini conta com 13 capítulos destinados ao ensino de ciências e matemática e pode ser baixado gratuitamente no site da editora.

Conforme destacam os organizadores, a coletânea é o resultado direto ou indireto dos trabalhos desenvolvidos na linha de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências” do “Grupo de Pesquisa em Pragmática Cognitiva” (GPPC) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Esse grupo é único ao analisar processos comunicativos no contexto da agência humana de um ponto de vista pragmático-cognitivo guiado pela noção teórica de relevância de Dan Sperber e Deirdre Wilson (1986, 1995) e, mais recentemente, pela noção teórica de conciliação de metas de Fábio José Rauen (2014).

Na linha de pesquisa “Pragmática Cognitiva e Ensino de Matemática e Ciências”, o grupo vem produzindo interfaces com a semiótica de Charles Sanders Peirce (1997) e a teoria de registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009, 2011) e provocando diálogos com pesquisadores brasileiros e franceses.

“Fico feliz por ajudar a trazer a público interfaces relevantes entre os estudos da linguagem e os estudos voltados ao ensino e à aprendizagem de matemática e ciências: uma questão que merece atenção e diligente consideração”, comemora Rauen, um dos organizadores da obra.

Além de nove textos nacionais, a obra conta com duas produções de pesquisadores franceses, apresentadas em português e francês. É possível fazer download da obra diretamente pelo site da editora. O e-book também pode ser baixado no EduCAPES.

Conheça aqui os textos:

Capítulo 1: La nature des signes en mathematiques et en physique : problemes d’interpretation dans l’enseignement des sciences, de Isabelle Bloch e Jean Denape.

Capítulo 2: A natureza dos signos em matemática e física: problemas de interpretação no ensino de ciências, Isabelle Bloch e Jean Denape, traduzido por Fábio José Rauen e Bazilicio Manoel de Andrade Filho.

Capítulo 3: Elementos semiocognitivos que perpassam a aprendizagem matemática segundo Raymond Duval, de méricles t. Moretti e Celia Finck Brandt.

Capítulo 4: Como a teoria de conciliação de metas descreve e explica proposição e resposta de exercício envolvendo sistema linear, de Fábio José Rauen.

Capítulo 5: as representações semióticas no estudo do ciclo trigonométrico, de Marleide Coan Cardoso e Vanessa Isabel Cataneo.

Capítulo 6: Sequência didática envolvendo modelagem matemática de transformações isovolumétricas: análise conforme a teoria de conciliação de metas, de Bazilicio Manoel de Andrade Filho.

Capítulo 7: Ensino aprendizagem de associação de resistores em série com a ferramenta simulador Phet: uma proposta didática baseada na teoria de registros de representação semiótica de Duval, de Lizandra Botton Marion Morini.

Capítulo 8: O estudo da função por meio da teoria de registro de representação semiótica, de Ana Paula Ferreira e Cintia Rosa da Silva.

Capitulo 9 : Role de l’analyse sémiotique dans l’etude didactique des raisonnements en classe de mathematiques, de Patrick Gibel.

Capítulo 10: Papel da análise semiótica no estudo didático de raciocínios em aulas de matemática, de Patrick Gibel, traduzido por Bazilicio Manoel de Andrade Filho e Fábio José Rauen.

Capítulo 11: A linguagem no ensino de ciências e matemática: uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, de Thaís Rios da Rocha.

Capítulo 12: Relato histórico de projetos desenvolvidos no núcleo de estudos em educação matemática, de Diva Marília Flemming.

Capítulo 13: Metassíntese de pesquisas sobre o papel da linguagem em didática da matemática, de Saddo Ag Almouloud e Teodora Pinheiro Figueroa.

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